sábado, 17 de abril de 2010

Safra dos limões

O limoeiro da minha casa anda carregado, lindo! Todo laranjinha, pois se trata de um pé de limão cravo, também conhecido limão rosa ou limão caipira. Em consequência eu vou inventando desculpas para consumir mais e mais limões. Já fiz limonadas, torta de limão na semana retrasada, macarrão com limão, crepe com calda de limão (todas as receitas virão logo logo) etc. Hoje, num almoço delicioso de família à beira da piscina foi dia de testar uma arte nova: bolo de limão com cobertura de glacê de limão.

Esse glacê eu já tinha visto num programa do Jamie Oliver há quase um ano e a vontade de testá-lo estava bem guardadinha na cabeça. É facílimo de fazer (a cobertura mais fácil que já vi) e fica fantástico. Outro dia, chegando na casa de mamãe tinha um delicioso bolo de limão que ela inventara ali mesmo. Resolvi me inspirar nos dois e unir o útil ao agradável: a imensa oferta de limões por aqui e um desejo contido.

Comecei adaptando a tradicionalíssima receita de bolo de chocolate da minha tia: tirei o chocolate, reduzi um ovo e 1/2 xícara de farinha. Seguem as receitas:

Bolo
3 ovos
200g de manteiga amolecida
2 xíc açucar
250ml leite
2 1/2 xic farinha
raspas de limão
1 col. sopa cheia de fermento

Bater as gemas, manteiga e o açucar. Juntar o leite e a farinha. Bater as claras em neve e juntar à massa misturando à mão. Juntar as raspas e por fim o fermento, também à mão. Levar ao forno por 15 min de fogo alto e mais cerca de 20 de fogo médio.

Glacê
raspas de limão
suco de dois limões
400 a 500g açucar de confeiteiro (ou glaçucar)

Juntar os ingredientes e misturar bem com um mexedor de arames até obter uma calda homogênea, grossa e pegajosa. Cobrir o bolo desenformado e deixar endurecer por cerca de 30 min. Atenção ao separar o açucar, pois ele frequentemente fica empedrado e é necessário peneirar.

Bon Apetit!

Nenhum comentário: