domingo, 12 de junho de 2011

Creme de Champignon

Tenho ficado um pouco ausente nessas últimas semanas devido a um período de trabalho intenso. Mas não resisti a publicar aqui uma receita que acabei de testar (literalmente, nunca tinha feito e terminei de saborear a cerca de 30 minutos) de um volume recém adquirido, mais um desses livrinhos avulsos do "Le Cordon Bleu" com "Receitas Caseiras". Essa aqui é do volume "Sopas" e eu vou descrever uma versão um pouco adaptada em relação à receita original, uma vez que eu não trabalhei com "natas", como eles indicam, mas com creme de leite; assim como não usei "chalotas" - aquelas cebolas pequenas que normalmente se usa para fazer conserva -, e sim cebolas normais, pelo simples motivo de não ter chalotas em casa hoje à noite, quando decidi fazer o creme. Mais um ou outro detalhesinho adaptado, mas você pode fazer como quiser.

Ingredientes
1/2 cebola picada ou em "rodelas" finas
200 gr  de Champignon Paris fresco (fresco é aquele que vem na bandeijinha de isopor, mas na verdade o próprio livro indica que você pode adaptar e fazer com o funghi secchi, desde que o hidrate propriamente antes. Só não use champignon em conserva, por favor!). Lave-o e piqueo grosseiramente.
500 ml de caldo de galinha
300 ml de creme de leite (aqui, na verdade, eu usei 200 ml de creme de leite e 100 ml de leite, para ficar mais leve, e também porque a caixinha de creme de leite contém 200 ml...)
Manteiga

Como fazer
Refogue a cebola numa boa quantidade de manteiga até murchar.
Acrescente o champignon e refogue por cerca de 2 ou 3 minutos. Mexa um pouco e deixe cozinhar na panela tampada para reduzir e soltar água.
Acrescente o caldo de galinha e o creme de leite/leite, ajuste o tempero (porque se você for usar caldo industrializado, ele já vem com sal. Cuidado para não salgar demais). Para esse creme combinam muito bem um pouco de nós moscada ralada e pimenta moída na hora.
Deixe cozinhar em fogo baixo com a panela tampaad pela metade por cerca de 15 minutos. Reduza tudo a um creme com o auílio de um mixer, liquidificador ou aparelho semelhante.
O livro recomenda passar o creme por um coador ou peneira adequados para sopa, mas eu preferi bater bem a mistura e saborear a textura dos micro-pedacinhos de champignon.
Depois de batido, acrescente mais uns cubinhos de manteiga e mexa bem com o fogo aceso.
Serve muito bem com torradinhas e queijo ralado.
Bon Appetit!

4 comentários:

Luna disse...

Poxa, é prático!!! Deve ser divino... A gente devia aproveitar nosso inverninho brasuca e fazer noites de caldos, ne?! É rápido, dá tempo de ver filme depois =)

Isabel Hargrave disse...

É rapidíssimo! Vamos marcar uma noite (depois do fondue...)

Raquel disse...

Bel, obrigada por partilhar a receita! Tive que voltar com alguns champignons bonitos do mercado, esta tarde...

Isabel Hargrave disse...

Oba! Espero que dê certo, não tem erro. Eu hoje comi o que sobrou de ontem. Booommm....