terça-feira, 19 de abril de 2011

Menu de Festa - parte 1: Patês


Eu adoro oferecer festas em casa. As nossas festas normalmente são cheias de boa comida, boa música, bons amigos e boa conversa. São quase almoços ou jantares, mas muitas vezes as pessoas comem paezinhos e comidinhas, em pé, então não dá para chamar de “jantar”. Numa festinha de outro dia, no horário de almoço, recebi bastantes elogios, então achei que o menu do dia e as receitas mereciam um post próprio. Quase tudo foi feito em casa por mim e pelo maridão. Mas como são muitas receitas, vou dividir tudo em alguns posts. Para hoje, patês.

Pães e patês nunca faltam nas reuniões aqui de casa. Em primeiro lugar porque eu adoro fazer pães; e em segundo porque adoro comer patês. Atualmente eu tenho três sabores de pães preferidos para fazer em casa: pão de alho, pão de ervas e pão de calabresa. Quanto aos patês, são vários e eu estou sempre inventando e descobrindo receitas. Vou escrever um post sobre os pães futuramente, uma vez que é uma atividade um pouco mais complicadinha, e exige toda uma explicação sobre como sovar, etc etc. Por enquanto fica a seguinte dica: encomende pães italianos na padaria Sacramento!

Patê de berinjela
(é meu preferido e procuro sempre ter um pouco dele guardado na geladeira para emergências alimentícias)

1 berinjela grande
½ pimentão amarelo
½ pimentão vermelho
1 cebola
Entre 2 e 4 tomates
Azeite e sal
Você pode variar acrescentando abobrinha e alho, por exemplo, e variando as quantidades dos legumes.

Pique todos os ingredientes. Refogue um pouco a cebola no azeite, depois acrescente cada um dos ingredientes e refogue mais um pouco, nessa ordem: berinjela, os pimentões e por fim o tomate. Sempre que achar necessário, regue com bastante azeite. Tempere com sal a gosto. É bom sempre mexer de vez em quando, e manter em fogo baixo, para não queimar o que estiver no fundo da panela.
Depois de um tempo você verá que os legumes vão murchar e vão começar a se misturar como numa pasta grosseira. Este é o ponto. Se preferir uma textura mais pastosa e com menos pedaços aparentes, acrescente um pouco de água na mistura e deixe cozinhar bem, mexendo sempre.
 
Patê de salame (receita roubada a uma amiga querida)

Uma lata de creme de leite sem soro
250g de salame fatiado ou em pedaços
Dois cubos de caldo de carne
Um copo de água quente
Um pacote de gelatina vermelha sem sabor

Bata no liquidificador a água quente, a gelatina e o caldo de carne. Aos poucos acrescente o salame e bata bem. Por fim, junte o creme de leite, bata rapidamente, despeje o líquido numa forma e leve ao gelo por algumas horas, até endurecer. Essa receita rende bastante patê. Você pode colocar numa forma grande, tipo de pudim, desenformar e servir como uma terrine, cortando em pedaços. Ou pode colocar em diversas forminhas menores.

Tapenade de azeitona preta
Um vidro de azeitona preta chilena
Um ou dois ramos de alecrim fresco
½ cabeça de alho

Tire os caroços de todas as azeitonas. Retire as folhas do alecrim do galho. Bata tudo no mixer.
Ou pique tudo muito bem com uma faca afiada.
Faz o maior sucesso!

Patê de Gorgonzola

Um pote de iogurte natural integral (eu gosto do nestlé)
Aproximadamente 300g de gorgonzola

Pique o gorgonzola em pedaços grandes e bata num processador junto com o iogurte. Ajuste a consistência acrescentando mais gorgonzola ou mais iogurte. Fica ótimo de servido ao lado de geléia de damasco, para passar junto no mesmo pão.

Patê de Ervas

Ricota
Leite
Um punhado de várias ervas frescas. Eu gosto particularmente de alecrim, salsinha, horteçã, manjericão, sálvia e tomilho.
Azeite e sal

Lave as ervas e seque-as bem com papel toalha. Bata tudo no processador, ajuste a consistência acrescentando mais ricota ou um pouquinho de leite e azeite. Tempera com sal.

Patê de Tomate Seco

Ricota
Tomate seco
sal

Bata tudo no processador. Para ajustar a consistência, acresente mais ricota ou mais azeite no qual o tomate seco vem imerso. Tempere com sal. Se você gostar de padacinhos de tomate seco no patê, pare de bater antes que a mistura fique completamente homogênea.

Patê de Provolone (receita da sogra)

300g provolone ralado
4 dentes de alho sem alma (sem aquele miolinho verde, que é a parte mais picante) amassado
1 caixa de creme de leite
Azeite até achar o ponto

Misturar todos os ingredientes e mexer até encontrar uma textura homogênea. Não precisa bater. Regular a consistência acresentando mais azeite. Não precisa temperar com sal.

Um comentário:

Luna disse...

Todos são deliciosos! Mesmo! Mas o Tapenade é um clássico da Arcádia, e é muito muito bom!!!! Vale fazer, é facil! ;)