segunda-feira, 25 de abril de 2011

Batatas Gratinadas


Um dos prazeres de quem adora cozinhar é criar novas receitas, ou conseguir fazer um prato novo, que você já comeu, mas que nunca fez. E se conseguir fazer isso sem o acompanhamento de uma receita prévia, melhor ainda. Não que seja aconselhável sempre evitar olhar receitas. Elas são ótimas para os primeiros contatos com a cozinha, ou com alimentos e métodos não tão familiares. Mas há momentos em que nos deparamos com a possibilidade de produzir algo novo, e em que procurar uma receita para isso poderia ser trabalhoso – se realizada entre livros – ou desastroso – se feita na internet. Pois eu enfrentei uma situação dessas outro dia, e obtive um feliz sucesso.

Pensando no almoço de um sábado à toa, sem nada planejado com antecedência, lembrei que havia um alho-poró na geladeira, e que eu gostaria que ele tivesse um destino diferente do último alho-poró que eu havia comprado (vergonhosamente, o lixo). Além do alho-poró e dos tradicionais ovos, manteiga, farinha e leite (com os quais eu poderia fazer uma quiche, um macarrão caseiro ou um crepe), havia batatas. Resolvi buscar a suavidade, maciez e a casquinha dourada crocantes das mais perfeitas “Batatas Gratinadas com Alho-Poró”. Era a primeira vez quer eu enfrentava esse prato. Mas um pouco de experiência culinária, memória gustativa e bom senso permitiram que eu atingisse meu objetivo, e tivesse uma deliciosa refeição. Vamos à receita, para duas pessoas.

Descasque, corte em rodelas finas e pré-cozinhe duas batatas com sal. Pré-cozinhar significa lembrar que elas ainda irão ao forno e que, portanto, terminarão de cozinhar lá. Não as deixe moles demais, apenas levemente macias. Enquanto elas cozinham, lave e pique em rodelas um alho-poró inteiro, ou mais de um. Tem gente que só usa a parte verde, tem gente que só usa a branca. Eu gosto de usar tudo, quanto mais melhor. Tiro apenas as pontas das folhas soltas, que normalmente estão machucadas. A parte verde mais escura do alho-poró tem um sabor mais forte e é menos picante, ao passo que a parte branca se concentra mais no picante, e seu sabor se aproxima de algo entre uma cebola e um dente de alho. Refogue com azeite ou manteiga e um pouco de sal o seu alho-poró picado. Nessa altura talvez suas batatas já estejam boas. Escorra-as num escorredor de macarrão e deixe-as lá secando um pouco, para que o gratinado não fique aguado demais. Rale um tanto de queijo provolone e misture-o com uma caixinha de creme de leite e um pouco de leite. Tempere com pimenta do reino e sal.

Unte uma travessa com um pouco de manteiga. Espalhe o alho-poró refogado no fundo. Deposite por cima as batatas pré-cozidas de forma homogênea, procurando cobrir todo o alho-poró. Despeje sobre as batatas a mistura do queijo com o creme de leite, polvilhe um pouco mais de queijo ralado, disponha algumas fatias de presunto parma e salpique folinhas de tominho fresco por cima de tudo. Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos. Coloque a travessa preferencialmente na parte de cima do forno, assim haverá mais casquinha crocante quando estiver pronto, sem correr o risco de queimar o fundo!

É rápido, fácil, uma refeição completa e o mais importante: fica uma delícia!


2 comentários:

Sil disse...

Hummm com certeza irei provar essa receita :)

Isabel Hargrave disse...

Depois me conte como ficou! Beijo grande!