terça-feira, 3 de maio de 2011

Frango à Provençal

A pedido de mamãe publico hoje aqui essa receita de frango que é simples, deliciosa, e uma refeição completa. Ela é uma saída excelente para quem não mexe muito na cozinha, mas quer fazer algo diferente para receber bons amigos. Na minha sincera opinião, não é necessário fazer nem mesmo um arroz para acompanhar, mas se quiser insistir, combina perfeitamente. Ou então, sirva uma salada como entrada (ainda tenho que publicar muitas receitas de saladas por aqui). Dica final: reserve pedaços de pão para limpar o prato.

Ultimamente tenho me voltado mais para posts de receitas, e isso deve continuar ainda por um tempo. Coming soon: Menu de Festa II, III, IV (e quanto mais for necessário para eu conseguir falar de tudo); receitas de pães, e até mesmo de como fazer seu próprio fermento. E um post mais que amanteigado: croissants. Vamos ver se dou conta disso tudo!

Frango à Provençal

1 Peito de frango
Alho (mais ou menos uma cabeça)
Cebola roxa (umas 3)
Batata (por volta de 3, 4)
Azeitona preta chilena (bastante)
Ramos de alecrim (meia dúzia, ou mais)
Azeite (para encharcar)
Sal e pimenta (a gosto)

Tempere o peito de frango com sal e pimenta e esfregue nele dois ou três dentes de alho esmagados. Enfie uma faca de ponta em alguns lugares da parte de cima do peito e, em cada buraco que for feito, insira um galinho de alecrim (uns quatro galhos são suficientes). Reserve por cerca de 30 minutos para aromatizar. Enquanto o frango descansa, cozinhe levemente as batatas cortadas em pedaços grandes (cuidado para não cozinhá-las demais, pois elas ainda irão ao forno).

Coloque o peito numa travessa, disponha junto as cebolas cortadas em rodelas, as batatas pré-cozidas, e os dentes de alho inteiros que restaram. Regue generosamente com azeite e leve ao forno por aproximadamente uma hora. De vez em quando mexa tudo para misturar os ingredientes e regue o peito com o caldo de azeite e, depois de meia hora, acrescente as azeitonas.

Um pouco antes de retirar do forno, espalhe mais alecrim. Quando estiver pronto (o peito estará ligeiramente dourado), desfie grosseiramente o frango, retire os ossos, misture tudo e sirva.

(serve 4 ou 5 pessoas)

Nenhum comentário: