domingo, 13 de dezembro de 2009

Algumas experimentações culinárias

Nesses últimos dias fiz alguns pratos pela primeira vez.

Esperava uma grande visita familiar para sábado e decidimos que faríamos Boeuf Bourgignon que, segundo a Julie Powell, é um dos melhores pratos para se fazer e impressionar pela primeira vez uma visita. E funciona! O único problema do prato é o tempo de preparação. Começamos tudo na sexta à noite. É um bom prato para se fazer para poucas pessoas. Do contrário, passa-se horas a fio a picar legumes. E no dia de servir, o procedimento envolve uma série de frituras, fervuras, assadas e cozidas. A cada momento deve-se colocar ou retirar as carnes, legumes, escorrer, secar bem para depois voltar tudo para a mesma panela, e depois no forno, depois no fogo, e de volta para o forno, depois reduz no fogo e assim por diante. Na próxima vez em que o fizer reduzirei a quantidade de operações. Espero que fique tão bom quanto.

Nos dias antecedentes ao Boeuf não me contive a experimentar novas receitas de doces. Primeiro tentei um sorteve de melão. Primeiro sorvete da minha vida. Tinha lido um artigo no Homem que comeu de tudo e encontrara, por coincidência, essa receita no Cozinha regional francesa, de Elisabeth David, quando procurava por receitas com melão. O segredo em que Steingarten insiste incalsavelmente é que, para um bom sorvete, sem sorveteira, essencial é mexer a mistura a cada 30 ou 40 minutos, enquanto ela congela no congelador. No começo, temi que não desse certo e que os gostos de gemas e de creme de leite (que sobressaiam na massa à temperatura ambiente) predominassem no sorvete. Mas com o congelamento o gosto fica delicado e o aroma de melão fornece uma experiência única.

Na noite de sexta, como sobremesa do nosso medíocre, porém delicioso, jantar de nuggets congelados, pouco antes de começarmos a preparação do Boeuf, fiz meus primeiros Petit Gateaus. A não ser pela torta de limão que fiz no dia seguinte, poucas são as sobremesas mais fáceis, rápidas e gostosas que um Petit Gateau. Em poucos minutos derreti chocolate com manteiga, bati gemas e açucar, juntei tudo e acrescentei farinha. Untei cinco forminhas e assei por mais poucos oito minutos. O único problema da receita: uma receita era para 6 pessoas. Fiz meia receita que rendeu 5 forminhas cheias, sendo que uma só é grande o suficiente para uma pessoa. Apesar de amarmos chocolate, não somos trogloditas! Agora faço o infame 1/4 de receita, com um único ovo.

Nenhum comentário: